GESTÃO DA RELAÇÃO COM AS COMUNIDADES

A Portucel Moçambique considera essencial o diálogo constante, o acordo e o bem-estar entre a empresa e as comunidades residentes nas zonas de Direito de Uso e Aproveitamento de Terra (DUAT) do projecto.

Para assegurar que as boas relações existem e são permanentes, foi desenvolvido um Mecanismo de Gestão de Reclamações que, através de vários instrumentos, cria, gere, reforça e monitoriza as relações das comunidades e famílias com o projecto.

Para gerir a relação com as comunidades residentes na sua zona de DUAT e garantir que estes têm contacto quase permanente com os responsáveis pelo projecto, a Portucel Moçambique tem equipas dedicadas à comunicação com as comunidades, que aliam o conhecimento local às melhores práticas internacionais.

Paralelamente, a Portucel Moçambique concebeu um Plano de Comunicação Social como forma de consolidar o diálogo e a partilha de informação constante e actualizada com as comunidades e parceiros.

Para o desenvolvimento destes processos e formação das equipas, a Portucel Moçambique tem trabalhado em conjunto com os Advisory Services do International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial.

> Programa de Desenvolvimento Social

Responsabilidade Social

A empresa compromete-se a realizar investimentos nas áreas da saúde, educação, agricultura e infraestruturas sociais, beneficiando directamente cerca de 24.000 famílias residentes dentro das parcelas de DUAT nas provincias de Manica e Zambézia.

Para o desenvolvimento destes processos e formação das equipas, a Portucel Moçambique tem trabalhado em conjunto com os Advisory Services do International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial, entidade que está a prestar consultoria no desenvolvimento do projecto de acordo com os mais exigentes princípios e critérios internacionais, quer nos aspectos sociais, quer ambientais.