A Portucel Moçambique

Abrindo novos horizontes

A The Navigator Company concretiza a sua estratégia de expansão através do projecto de investimento florestal em Moçambique, que culminará com a construção de uma fábrica de produção de pasta para papel.

A Portucel Moçambique, empresa de direito moçambicano criada em 2009 pela The Navigator Company (antigo grupo Portucel Soporcel), é responsável pela instalação do maior projecto florestal integrado de produção de pasta para papel do país.

A empresa recebeu em 2009 e 2011 duas autorizações do Conselho de Ministros de Moçambique para a plantação de até 246 mil hectares de terra por 50 anos renováveis, num projecto com elevados benefícios sociais e económicos para as províncias de Manica e Zambézia, em especial, e para o país.

O projecto da Portucel Moçambique subdivide-se em duas fases. A primeira fase inclui a instalação de uma base florestal de cerca de 40 mil hectares que garantirá o abastecimento de uma unidade de produção de estilha de madeira de eucalipto (a construir) para exportação de cerca de 1 milhão de toneladas por ano; a segunda fase compreende a expansão da  base florestal até 160 mil  hectares e a construção de uma unidade industrial de produção de pasta para papel.

O investimento da Portucel Moçambique representa uma contribuição para a melhoria da balança comercial do país, assim como para o desenvolvimento rural, florestal, agrícola e industrial de Moçambique.

Sobre o projecto da Portucel Moçambique

> A Companhia no Mundo

Saiba mais

Após a instalação da unidade de processamento de estilha, espera-se que o projecto da Portucel Moçambique gere anualmente mais de USD 100 milhões de exportações para o país.

Em Dezembro de 2014, a International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial, adquiriu uma participação accionista no projecto.

> PROJECTO PORTUCEL MOÇAMBIQUE

Saiba mais