CRIAÇÃO DA FLORESTA

A plantação florestal com fins industriais da Portucel Moçambique irá seguir um conjunto de regras de gestão que consideram simultaneamente aspectos económicos, sociais, técnicos, operacionais e ambientais, optimizando assim o uso dos espaços florestais e acrescentando valor para a sociedade como um todo.

A criação da floresta nas zonas de Direito de Uso e Aproveitamento de Terra (DUAT) da Portucel Moçambique será feita de forma progressiva ao longo de 15 anos utilizando um modelo de mosaico, o qual permitirá partilhar o espaço e os benefícios do projecto com as comunidades residentes.

A floresta da Portucel Moçambique irá ser criada em espaços que as comunidades e as famílias considerem adequados para tal. Este modelo proporcionará a manutenção dos espaços comunitários e o desenvolvimento de uma floresta sustentável.

As árvores plantadas são provenientes de viveiros localizados nos DUAT da Portucel Moçambique, optimizando o transporte das plantas até às áreas de plantação e reforçando a utilização de mão-de-obra local.

A empresa construiu vários viveiros tradicionais de eucaliptos, e está a desenvolver viveiros que utilizam as mais modernas tecnologias que optimizam a gestão dos recursos naturais necessários e potenciam o crescimento das plantas.

> GESTÃO SUSTENTÁVEL DA FLORESTA

Saiba mais