A The Navigator Company tem grande experiência na gestão sustentável da floresta, sendo um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento e valorização da floresta em Portugal.
A Companhia gere de forma responsável aproximadamente 120 mil hectares de floresta, tendo sido a primeira entidade em Portugal a obter as certidões internacionais FSC® e PEFC™. Estas certificações abrangem a rolaria de eucalipto, para fabrico de pasta e papel, e também a cortiça.
A Portucel Moçambique irá implementar estas mesmas boas práticas de gestão da floresta em Moçambique, com vista a alcançar, a médio prazo, estas mesmas certificações para a sua produção local. Estas certificações só serão conquistadas se ficar provado que a gestão da floresta, bem como seu processamento, seguem os mais apertados requisitos internacionais.
Como parte da sua política de gestão sustentável da floresta, a Portucel Moçambique irá criar florestas comunitárias que poderão fornecer às comunidades fontes sustentáveis de energia, materiais de construção, plantas medicinais e outros serviços e produtos, diminuindo o recurso a práticas menos sustentáveis que colocam em causa o futuro da floresta em Moçambique.
As boas práticas e a gestão sustentável implementada pela Portucel Moçambique, articuladas com um investimento na gestão do fogo, reduzirão a exposição aos riscos associados.
> O Eucalipto
Saiba maisEstudo de caso de aplicação da hierarquia da mitigação de impactos na biodiversidade numa empresa do sector florestal: exemplo da Portucel Moçambique. Projecto COMBO: Conservação, Mitigação e Contrabalanços de Biodiversidade. Publicado por: Wildlife Conservation Society – Mozambique.
> Projecto COMBO
Saiba Mais