A Portucel Moçambique, empresa de direito moçambicano criada em 2009 pela The Navigator Company (antigo grupo Portucel Soporcel), é responsável pela instalação do maior projecto florestal integrado de produção de pasta para papel do país.
A criação deste Comité Consultivo visa criar uma plataforma através da qual a Portucel Moçambique, as organizações da sociedade civil e as comunidades possam dialogar eficazmente e organizações não-governamentais providenciem aconselhamento.
A missão deste Comité Consultivo será aconselhar a Portucel Moçambique nas áreas do Ambiente; Sociedade; Programa de Desenvolvimento Social; Desenvolvimento humano e económico e direitos sociais e culturais; e Igualdade de género. Para além do aconselhamento, irá monitorizar o desenvolvimento do projecto e a actuação da Portucel Moçambique na implementação do projecto florestal.
O Comité Consultivo é composto por cinco instituições representantes da Sociedade Civil moçambicana, um representante do Governo da República de Moçambique e um representante da Portucel Moçambique.