A Portucel Moçambique, empresa de direito moçambicano criada em 2009 pela The Navigator Company (antigo grupo Portucel Soporcel), é responsável pela instalação do maior projecto florestal integrado de produção de pasta para papel do país.
Em consonância com a Política Florestal e a Política de Sustentabilidade da The Navigator Company, a Portucel Moçambique promove a gestão inclusiva, eficiente e competitiva do território sob sua responsabilidade.
Consciente do seu papel como agente de desenvolvimento económico e social, a Portucel Moçambique tem como objectivo estabelecer plantações florestais e promover a criação de espaços agro-florestais, conciliando a produção de bens com a conservação dos recursos naturais e uma actuação responsável perante as famílias e as comunidades existentes nas áreas de desenvolvimento do seu projecto.
Estes princípios e as políticas respectivas, no que respeita à Portucel Moçambique, estão expressos nos documentos Política Florestal e no Plano de Gestão Florestal.
A Companhia gere de forma responsável aproximadamente 120 mil hectares de floresta, tendo sido a primeira entidade em Portugal a obter as certidões internacionais FSC® e PEFC™. Estas certificações abrangem a rolaria de eucalipto, para fabrico de pasta e papel, e também a cortiça.
A Portucel Moçambique irá implementar estas mesmas boas práticas de gestão da floresta em Moçambique, com vista a alcançar, a médio prazo, estas mesmas certificações para a sua produção local. Estas certificações só serão conquistadas se ficar provado que a gestão da floresta, bem como seu processamento, seguem os mais apertados requisitos internacionais.