INVESTIGAÇÃO

O projecto da Portucel Moçambique tem uma forte componente de investigação florestal, desenvolvida principalmente nos domínios da selecção e melhoramento genético das plantas, solos e nutrição florestal. Para este projecto a Portucel Moçambique tem a colaboração do RAIZ, Instituto de Investigação da Floresta e Papel, que assegura a actividade de investigação da The Navigator Company, quer para a área florestal, quer para a industrial, com recursos próprios e apoiando-se no trabalho em rede com as Universidades e outros institutos de investigação e desenvolvimento.

Tendo iniciado a sua actividade em Janeiro de 1996, o RAIZ é um organismo privado, sem fins lucrativos, que tem como objectivo reforçar a competitividade dos sectores florestal e papeleiro através da investigação, do apoio tecnológico e da formação especializada. São sócios do RAIZ a The Navigator Company, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro e o Instituto Superior de Agronomia.

A Portucel privilegia também a investigação em Moçambique e assinou um protocolo com o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), no âmbito do qual tem vindo a colaborar, em parceria, em diversas áreas, entre as quais:

  • Desenvolvimento de clones de mandioca resistente ao vírus do Mosaico;
  • Assistência técnica na produção de material genético de leguminosas e ramas de bata doce de polpa alaranjada (Províncias de Manica e da Zambézia);
  • Instalação de ensaios de eucalipto, com a cedência de plantas pela Portucel Moçambique (em Manica);
  • Desenvolvimento de piloto de sistemas Agro-florestais (em Manica);
  • Aquisição de sementes de espécies nativas (para utilização no viveiro de Luá);

> Consulte aqui mais informações